quinta-feira, 14 de maio de 2015

Palestras - Projeto Meio Ambiente na Escola

O dia 06 de maio de 2015 ficou marcado na E.E.B. MARINO PISANI pelo início do PROJETO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA. Com muito entusiasmo e dedicação a direção e a equipe de professores, deram o segundo passo do projeto mencionado. Foi apresentado a regulamento da gincana do meio ambiente e realizou-se o primeiro ciclo de palestras para os educando como os temas: Limites, ministrada pela Diretora Arilda e ATP Adriana - Por que Estudar? Apresentada pela professora Fernanda. Foi apenas o segundo passo na próxima semana teremos mais atividades para realizar promovendo assim o desenvolvimento integral dos nossos educandos.


Resumo do projeto

Seja a mudança que você quer no mundo.
Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. (Constituição Federal de 1988, art. 225)
Esse projeto finda-se em formar uma comunidade sustentável, resgatando a importância de discutir sobre questões ambientais que na atualidade constituem a maior preocupação de toda a humanidade. Nossa proposta comunga com a corrente do pensamento sistêmico que defende a interligação entre todos os sistemas naturais e sociais, portanto estamos inseridos nessa discussão global, mas com visão que devemos começar por nossa realidade dentro do slogan ambiental? Pensar global mas agir local? Objetivo geral é:  Estimular uma mudança de postura e hábitos diante do meio ambiente escolar e uma leitura da realidade socioambiental, transformando a sua postura diante dos fatos.
O projeto será trabalhado de maneira interdisciplinar e vivenciado, possibilitando as seguintes atividades práticas:
Visita ao COINCO em Curitibanos SC, seminários produzido e apresentado pelos educandos, Palestras ministradas por professores e pessoas da comunidade, Paródias, Maquetes com material reciclável, Murais virtuais, Cartazes virtuais, Confecção de roupas e acessórios utilizando materiais recicláveis, seminário envolvendo consumo de água e energia no município e a Criação de um documentário com a visão antes e depois do projeto no ambiente escolar.
PALESTRAS PREVISTAS PARA 2015
·         LIMITES E VALORES PORQUE ESTUDAR
·         MEIO AMBIENTE ESPAÇO ESCOLAR
·         MEIO AMBIENTE NA SOCIEDADE
·         LIXO
·         RECICLAGEM
·         COMUNICAÇÃO
·         CONSUMO CONSCIENTE
·         CULTURA E RECICLAGEM
·         SEXUALIDADE
A avaliação será contínua durante todo o decorrer do projeto. O aluno será avaliado através do interesse e da participação durante as atividades.
Avaliar o interesse e a participação durante o desenvolvimento das atividades propostas. Despertar a consciência da importância da participação individual e efetiva em relação à conservação e preservação do meio ambiente local. Implementar atitudes ambientais em toda a escola. Será avaliado essencialmente qualitativamente, ou seja, quando percebemos que mudanças de comportamento ocorrem, então o projeto estará apresentado os seus resultados.
Educação ambiental implica mudanças de atitudes, nova visão sobre o papel de cada indivíduo no corpo social. Por fim, nossa proposta tem início, mas nunca fim, pois a necessidade de continuar impede um ponto final.
Texto por Fernanda da Silva Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para a nossa escola.
Deixe seu nome e um meio para entrarmos em contato.
Obrigada.